Você sabe o que é planejamento previdenciário?

Planejamento Previdenciário é o estudo do patrimônio previdenciário do cliente, segurado ou segurada da Previdência Social. 

É a reunião de requisitos ou condições a um benefício ou prestação previdenciária que o segurado deve preencher para que então seu direito lhe seja assegurado e confirmado pela aplicação da legislação pertinente. 

O planejamento previdenciário é a análise mais sofisticada e completa de documentos, estratégias e situações para garantir a melhor aposentadoria possível para o segurado, em especial para aqueles que exercem atividades como autônomos e empresários.

Muito embora não tenhamos em nosso ordenamento legal conceito e regramento de Planejamento Previdenciário, uma subdivisão de tema facilita a compreensão e o enquadramento de todos os elementos que estão contidos no patrimônio previdenciário: planejamento previdenciário documental (análise de documentos e dados pessoais); planejamento previdenciário judicial (análise de possíveis ações judiciais existentes e reclamações trabalhistas); planejamento previdenciário ambiental(PPP, laudos técnicos, LTCAT e PPRA) ; planejamento previdenciário financeiro (contagem de tempo, cálculo da renda mensal inicial, simulação de investimentos em contribuições futuras e em atraso, etc.).

Em outras palavras, é um estudo completo de todas as possibilidades de aposentadoria antes e depois da Reforma da Previdência. O melhor benefício do INSS só será concedido mediante um trabalho de planejamento previdenciário, sem o qual o segurado corre o risco de receber uma aposentadoria com valores errados para o resto da vida.

Através desse estudo, você terá a garantia de ter concedido o melhor benefício possível, com melhor valor a ser concedido no momento certo, porque nem sempre a primeira opção é a melhor.

Você será instruído acerca de todas as opções possíveis de aposentadoria, mediante cálculo da renda mensal e projeções futuras. E também a fazer os ajustes necessários no CNIS (cadastro nacional das informações sociais), para quando chegar o momento do requerimento do benefício ter a tranquilidade que será concedido e de forma mais célere.

Muitos segurados têm a ideia de que o recolhimento das contribuições em atraso pode ser benéfico quando da concessão da aposentadoria, o que nem sempre é verdade. O caso tem que ser avaliado de acordo com as alterações da lei. Em algumas situações, o pagamento em atraso não faz diferença alguma, e essas orientações são úteis para o segurado não desperdiçar dinheiro com contribuições que não irão lhe favorecer.

O planejamento previdenciário é um estudo rico em detalhes e conceitos, sem os quais não haverá, em contrapartida, a proteção social adequada.  Como é um parecer jurídico, deve ser realizado por advogado especialista em direito previdenciário.

Vários são os desafios e estaremos aqui para ajudá-los. Nada é impossível àquele que crê.

Em mais de 20 anos de atuação exclusivamente na área previdenciária, em demandas contra o INSS, obtivemos êxito em várias concessões de benefícios, envolvendo os mais diversos tipos de problemas, como os descritos acima, e estamos aptos para te ajudar.

Para se proteger contra eventuais mudanças legislativas no futuro, é imprescindível que você faça seu planejamento previdenciário. É necessário que você esteja assessorado por um advogado especialista na área previdenciária e nosso escritório pode ajudar você nessa missão. 

Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.